Governança Corporativa
Agibank

A Governança Corporativa do Agibank é o processo de administração da eficácia, eficiência e da efetividade organizacional, adotado pelos representantes dos stakeholders, além da habilidade de administrar riscos que configurem ameaças ou possam, potencialmente, ameaçar o crescimento, desenvolvimento e continuidade da organização.

Neste contexto, a Governança Corporativa tem por objetivo dar forma regular à arquitetura organizacional e estabelece, de maneira estruturada, hierarquias, responsabilidades e processos, de modo a garantir que a organização seja administrada visando o interesse dos seus stakeholders.

Administração

No Agibank, a Administração se baseia na dinâmica empresarial de gerenciamento dos processos inerentes à expertise do negócio. A partir do agrupamento das atividades essenciais, bem como da ação de integrar, hierarquicamente, a cadeia de comando, por exclusiva delegação da Governança Corporativa, com a lógica do arranjo organizacional se desenvolvem as estratégias de negócio da instituição.

Governança Corporativa

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Mapa Societário Agibank

Acionista principal
97.5%
Demais acionistas
2.5%
Banco Agibank S.A.
Agiplan Adminis-
tradora de Con-
sórcios S.A.

Agiplan Financeira S.A.(Crédito)

Agiplan Promotora LTDA (Rede)

Telecontato Callcenter e Telemarketing LTDA (Cobrança/Callcenter)

Centercomp LTDA
(Serv. compartilhados)

Agiplan Corretora de Seguros LTDA (Seguros)

Promil Promotora de Vendas LTDA (Rede)

Banklab Empresa de Tecnologia LTDA
(Tecnologia)

Agiplan Financeira S.A.(Crédito)

Agiplan Corretora de Seguros LTDA (Seguros)

Agiplan Promotora LTDA (Rede)

Promil Promotora de Vendas LTDA (Rede)

Telecontato Callcenter e Telemarketing LTDA (Cobrança/Callcenter)

Banklab Empresa de Tecnologia LTDA
(Tecnologia)

Centercomp LTDA
(Serv. compartilhados)

Estrutura de Governança Corporativa

ASSEMBLEIA
GERAL DE
ACIONISTAS

CONSELHO
CONSULTIVO

PRESIDÊNCIA
EXECUTIVA

DIRETORIA
EXECUTIVA

DIRETORIA
DEPARTAMENTAL

COMITÊ DE AUDITORIA
E RISCOS

COMITÊS DE PROCESSO
DE TOMADA DE DECISÃO

Estrutura Organizacional

CEO

Indica o primeiro nível hierárquico decisório, cuja função é exercida por CFO (Chief Financial Officer) e Estatuário na condição e denominação de CEO.

MARCIANO TESTA
CEO

EXECUTIVE
BOARD

Indica o segundo nível hierárquico decisório do Agibank, cuja função é exercida por CFO (Chief Financial Officer) e Estatuário na condição e denominação de CFO.

MARINES BILHAR
COO (Chief Operations Officer)

VITOR HRUBY
CFO (Chief Financial Officer)

GLAUBER CORREA
CCO (Chief Commercial Officer)

FERNANDO CASTRO
CIO (Chief Information Officer)

PAULINO RODRIGUES
CIR (Chief Investor Relations)

Comitês

Os Comitês Institucionais do Agibank têm por finalidade avaliar, discutir e apresentar sugestões de melhoria dos procedimentos adotados para efeito de desenvolvimento das atividades de administração. Também têm por objetivo apreciar, por determinação ou delegação da Diretoria Executiva e/ou Presidência Executiva, assuntos de qualquer natureza relacionados à administração do Banco. Os Comitês do Agibank são instituídos pelo Regimento dos Comitês do Agibank e gerenciados pela área de Governança Corporativa.

  • Comitê Comercial

    Avalia o desempenho de todos os níveis da venda Interna e Externa, em relação à venda dos produtos foco, bem como estabelecer, acompanhar e revisar diretrizes e deliberar a respeito das ações Comerciais para o próximo mês, no que se refere a Venda Interna e Venda Externa.

  • Comitê de Crédito

    Estabelece diretrizes e deliberar Políticas de Crédito, Cobranças, Arrecadação e Recuperação de Crédito da instituição e as Normas de Alçadas, bem como analisar, emitir parecer e deliberar as operações de crédito dentro dos limites de sua alçada decisória.

  • Comitê de Tesouraria

    Assessora a Diretoria e Acionistas nas decisões relacionadas a gestão das origens e aplicações de recursos observada a rentabilidade e segurança da Instituição, bem como os limites de risco de exposição de liquidez e mercado.

  • Comitê de Gestão de Pessoas

    Recomenda à Diretoria estratégias de recursos humanos alinhadas com a missão, a visão e os valores do negócio, compatibilizadas com as práticas de mercado, possibilitando aos acionistas a decisão e supervisão das práticas e estratégias de recursos humanos que garantam o desenvolvimento organizacional, através de sistemas de gestão, políticas de remuneração, processos de sucessão e gerenciamento de talentos.

  • Comitê de Tecnologia da Informação

    Estabelece políticas e diretrizes para a utilização dos sistemas que compõem a plataforma do Agibank e promover o alinhamento da área de negócio com a área de tecnologia da Informação – TI, definindo a estratégia de TI, aprovando e priorizando os projetos estratégicos da empresa que envolvem TI, definindo e aprovando os recursos financeiros para tais projetos.

  • Comitê de Auditoria e Riscos

    Avalia e emitir pareceres quanto aos padrões e procedimentos a serem adotados pelas empresas do Agibank, com relação às auditorias interna e externa, gerenciamento de riscos, normas externas e internas, demonstrações financeiras, bem como apoiar nas definições dos padrões de conduta pessoal e profissional a serem observados no âmbito do Agibank.

  • Comitê de Produtos

    Delibera a respeito de ações de produtos e políticas em caráter de excepcionalidade, em condições diferentes daquelas indicadas em suas respectivas instruções normativas.

  • Comitê de Gestão de Riscos

    Prepara o Agibank de forma estratégica e objetiva para uma crise, bem como delibera a respeito de ações estratégicas em caráter emergencial, em condições diferentes daquelas indicadas em suas respectivas instruções normativas.

Ética, Conduta e Integridade

O Agibank® acredita que a ética corporativa está relacionada com os valores, comportamentos e condutas de todos. Por esse motivo, promove uma cultura baseada nos valores descritos abaixo, em que as pessoas estão sempre em primeiro lugar, sejam colaboradores, fornecedores, clientes ou membros da sociedade em geral.

Cliente O cliente é importante de verdade!
Promover a inclusão financeira é fazer um mundo melhor.

Resultado Somos incansáveis na superação de resultados.
Bacana mesmo é vencer juntos.

Ética Ética é ética!

Pessoas Somos fanáticos em atrair e reconhecer talentos.
Paixão pelas pessoas é o que nos move.
Trabalhamos com colaboração e fluidez.

Tecnologia e inovação Tecnologia e inovação estão em nosso DNA.

Conheça o Código de Ética e Conduta do Agibank®, cuja finalidade é explicitar nosso compromisso com uma orientação ética e uma gestão sustentável do negócio. Todas as nossas ações devem ter como resultado o equilíbrio, indissociável e integrado, entre as dimensões sociais e econômicas, junto a todos os públicos com que nos relacionamos.

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Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia do Agibank® reforça o compromisso da empresa com a transparência em seus negócios e em suas relações com o mercado. Trata-se de um canal de comunicação direto, desenvolvido para receber denúncias sobre irregularidades de qualquer espécie ou, ainda, questões que possam impactar negativamente o Agibank®, as demais empresas do grupo, seus colaboradores ou seu público externo.

Políticas e Práticas

O Sistema de Comunicações Administrativas é a ferramenta oficial para divulgação dos instrumentos normativos (políticas corporativas, normas de processo, manuais institucionais) e procedimentos regulamentares de caráter institucional, estratégico e administrativo das empresas do Agibank®. Através dos documentos institucionais, são estabelecidas as diretrizes e os padrões que devem ser cumpridos para o atendimento dos objetivos organizacionais.