Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Portabilidade de crédito: o que é, como funciona e quais as vantagens

Quem já pediu empréstimo provavelmente ouviu falar na portabilidade de crédito. Essa é uma alternativa para tentar reduzir os juros de uma dívida transferindo-a de um banco para o outro.

Achou complicado? Pois saiba que é mais simples do que parece. Nesse texto, vamos explicar para você como isso funciona e quais as vantagens de fazer a portabilidade.

O que é portabilidade de crédito

Por determinação do Banco Central, os clientes bancários têm o direito de transferir gratuitamente suas dívidas de um banco para outro. Essa transferência é a portabilidade de crédito.

Na prática, é como se você contratasse um novo empréstimo e, com esse recurso, quitasse a dívida no banco de origem antes do prazo. A diferença é que, com a portabilidade de crédito, você não tem que pagar de impostos se o novo empréstimo não superar o valor da dívida original.

Como funciona a portabilidade de crédito?

Qualquer pessoa que contratou um empréstimo pode pedir a portabilidade. Funciona assim: é só ir até o banco para onde você quer levar sua dívida, ouvir atentamente as condições e, se achar que é o melhor para você, autorizar a portabilidade.

Na prática, o novo banco vai comprar a sua dívida. Para isso, ele vai entrar em contato com o seu banco atual para avisar que você quer fazer essa troca. Isso também é importante para você não ter que pagar impostos nem tarifas pela portabilidade.

O banco de origem não pode se negar a fazer a operação, mas nada impede que ofereça melhores condições de crédito para você. Se você optar pela portabilidade, ele tem que informar o saldo devedor e aceitar a liquidação da dívida pelo novo banco.

Quais as vantagens da portabilidade?

Mas, qual é a vantagem fazer portabilidade? A principal delas é que a portabilidade permite que você consiga condições melhores de crédito.

Isso porque os bancos ganham com os juros que você paga pelo seu empréstimo. Por isso, muitos estão dispostos, por exemplo, a diminuir essa taxa para ganhar um cliente da concorrência.

Com isso, você tem a possibilidade de reduzir um pouco a sua dívida. E pode até ganhar mais crédito, já que alguns bancos devolvem a diferença dos juros para o cliente.

Mas vá com calma. Antes de decidir pela portabilidade, é importante pesquisar e comparar opções. Só assim você vai poder escolher a melhor proposta para aquilo que você precisa.

O Agi tem portabilidade de crédito?

O Agi oferece a portabilidade para crédito consignado. Nesse caso, aposentados e pensionistas do INSS podem trazer a dívida para o banco depois de passar por uma análise rápida.

Você pode conseguir taxas a partir de 0,95% a.m. para pagar em até 84 meses, e pagando menos por mês. Além disso, tem a chance de ainda receber troco no refinanciamento.

Quer saber mais? É só ligar para 3004-0900 se você mora em uma capital ou região metropolitana e 0800 724 0900 para outras cidades, ou ir até uma das mais de 800 lojas do Agi espalhadas pelo Brasil. Lá, você pode tomar um café com um dos nossos consultores e conhecer todas as condições para a portabilidade.