Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Afinal, qual a diferença entre taxa e tarifa?

Quem tem conta em banco certamente já se deparou com os termos tarifa e taxa. Essas palavras são velhas conhecidas dos correntistas, mas você sabe realmente qual a diferença entre elas? Neste post, queremos ajudar você a compreender melhor esses dois conceitos que fazem parte do universo financeiro. Porque dinheiro é coisa séria e quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, melhor.

Tarifa

A tarifa é o pagamento por um serviço decorrente de um contrato e costuma ser cobrada tanto por empresas públicas quanto privadas. Os bancos e instituições financeiras, por exemplo, cobram tarifas bancárias devido aos custos dos serviços prestados ao correntista, como no caso das transferências via TED e DOC, emissão de folhas de cheque e saques.

Aqui no Agibank, você não paga por serviços como a abertura e manutenção da conta. E além disso, todos os meses pode aproveitar de benefícios gratuitos, como quatro transferências entre bancos, quatro saques, isenção na primeira anuidade do cartão de crédito, geração de até quatro boletos e muito mais. Quer saber tudo sobre as vantagens de ter uma conta digital? Clique aqui.

Taxa

Já a taxa é estabelecida pelo Banco Central e é um pagamento obrigatório por um serviço, geralmente uma forma de tributo. No âmbito público, pode se atribuir aos serviços prestados pelo estado aos contribuintes, como taxa pelo recolhimento do lixo ou taxa de emissão de documentos. Nos bancos, as taxas mais comuns são aquelas que incidem sobre empréstimos - as taxas de juros - como no caso do cheque especial, empréstimo consignado e empréstimo pessoal, entre outros.

Vale lembrar que, enquanto as tarifas são cobranças opcionais, as taxas são obrigatórias – tal qual os juros, cobrados automaticamente quando uma conta não é paga na data, por exemplo.