Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Tudo que você precisa saber sobre informe de rendimentos

Com a aproximação do prazo final para declaração anual do Imposto de Renda, muitos contribuintes se deparam com duas palavrinhas que podem causar estranhamento a quem não sabe exatamente do que se trata. Apesar de desconhecido para alguns, o informe de rendimentos não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas se ainda resta alguma dúvida sobre o assunto, estamosaqui para ajudar.

 

O que é?

O informe de rendimentos de bancos nada mais é que um documento quecomprova todos os valores recebidos por uma pessoa física durante o último período, ou seja, o dinheiro acumulado no ano anterior em uma conta bancária. Esse anexo é tão importante porque é ele que vai ajudar você a preencher a declaração do IR e prestar contas corretamente com o Leão, provando seus ganhos junto à Receita Federal.

 

Para que serve?

No informe de rendimentos constam todos os valores pagos pela empresa à pessoa física com retenção na fonte, em um resumo dos rendimentos ao longo do ano. Esses dados são de grande valor para a Receita Federal que, com essas informações, pode fiscalizar o teor das declarações de cada cidadão e saber, por exemplo, quanto você pagou de imposto ao longo do ano, conferir as despesas dedutíveis lançadas na declaração e verificar se houve algum tipo de sonegação ou não.

Muita atenção aqui: todos os valores declarados devem estar perfeitamente alinhados. Qualquer desencontro de informações e até mesmo dados incompletos podem causar a você uma grande dor de cabeça junto à Receita Federal, ficando sujeito a multas e outras restrições.

 

Onde retirar?

Todos os correntistas do Agibank recebem, anualmente, o informe de rendimentos por e-mail, com dados como os valores depositados na conta corrente e valores investidos em produtos financeiros e seus rendimentos. O envio ocorre no início de cada ano, para que assim você tenha tempo de fazer sua declaração do IR com calma até o final do prazo. Os clientes Agibank podem, a qualquer momento, também acessar o seu informe de rendimentos através do Internet Banking. A consulta é gratuita e é possível imprimir ou salvar o documento em PDF.

 

Não declaro Imposto de Renda, o que faço com meu informe de rendimentos?

Mesmo que você seja isento da declaração do IR, o seu informe de rendimento pode ser útil em outras situações. O documento serve, entre outras coisas,como um comprovante de renda. Isso significa que profissionais autônomos, donas de casa e estudantes, por exemplo, podem usar o informe de rendimentos para atestar a sua renda, ainda que que não tenham carteira assinada ou recebam algum pagamento fixo.