Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

(Re)planejando a sua vida financeira

Você já parou para avaliar como anda a sua saúde financeira? Não? Calma, nunca é tarde para iniciar ou mesmo fazer um replanejamento das suas finanças. Assim você consegue ter maior conhecimento sobre seus gastos, poupar dinheiro e se preparar para um futuro mais tranquilo.

Pronto para começar?

O primeiro passo é colocar no papel as receitas e despesas mensais. Dessa maneira, fica mais fácil de visualizar o que é realmente essencial no seu dia a dia e deve ser priorizado. Crie uma planilha no computador ou use um caderno para isso, colocando na ponta do lápis quais são as suas rendas e os gastos fixos todos os meses. Dessa maneira, você terá um maior controle financeiro e saberá certinho quanto vai sobrar para poder comprar algo ou investir.

A dica do Agibank para você é organizar o seu orçamento da seguinte forma:

 

  • Separe 50% dos seus ganhos para gastos essenciais como aluguel e outros custos fixos de moradia, como contas de água e luz, transporte, alimentação, plano de saúde e compra de medicamentos de uso contínuo e ainda investimentos em educação, como cursos mensalidades de escola ou faculdade;
  •  

  • Outros 30% do orçamento podem ser destinados a gastos variáveis como atividades de lazer, cuidados pessoais e alguma compra especial;
  •  

  • Reserve, todo mês, 20% do seu salário para pagar dívidas. O que sobrar, invista em uma reserva para emergências.

 

Fazendo um acompanhamento mensal do seu planejamento, você consegue analisar as entradas e saídas de dinheiro e, assim, entender melhor o seu comportamento de consumo. Com essa organização, fica mais fácil de você identificar, por exemplo, onde está gastando mais dinheiro, se é possível cortar algum gasto e se suas despesas estão de acordo com a sua receita.

Outra dica importante para ter uma vida financeira saudável é procurar usar o cartão de crédito de forma consciente. Você quer que o cartão de crédito seja o seu melhor amigo e não um inimigo, não é mesmo? Então evite fazer compras parceladas. Sempre que possível, faça pagamentos à vista e não tenha vergonha de pechinchar.

Não se sabe quanto tempo a crise financeira provocada pelo Covid-19 pode durar. Por isso, o quanto antes você conseguir se organizar financeiramente, melhor. Comece hoje mesmo a colocar as dicas em prática e a adotar uma planilha de planejamento financeiro pessoal para organizar melhor seu orçamento!