Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Débito ou crédito? Conheça os principais tipos de cartões

Muitas pessoas pensam que os tipos de cartões se resumem somente ao débito e crédito. De fato, essas são as modalidades mais comuns e usadas por aí, mas além deles, existem outros tipos de cartões que funcionam de diferentes formas e servem a fins específicos, como os cartões pré-pagos e cartões exclusivos de lojas, por exemplo.

Vamos saber um pouco mais sobre os principais tipos de cartões?

Cartão de débito

O cartão de débito está sempre associado a uma conta no banco e o valor usado é debitado na mesma hora da conta corrente do pagador e transferido para a conta do recebedor. Com ele, é possível realizar compras no comércio, saques em caixas eletrônicos, fazer depósitos, transferências, pagamento de contas e consultas a extratos, entre outras funções.

Para usar o cartão de débito, é importante que o usuário mantenha sempre um saldo em sua conta corrente, de modo a garantir que tenha a quantia necessária na hora de fazer os pagamentos.

 

Cartão de crédito

O cartão de crédito não precisa, necessariamente, estar vinculado a uma conta bancária. Ele funciona como se fosse um empréstimo; a cada mês, o banco disponibiliza um valor para você gastar e pagar depois, na data de vencimento da fatura. Cada cartão possui um limite de crédito, que pode aumentar conforme o tempo de uso, os valores das faturas e a pontualidade nos pagamentos, entre outros fatores.

Uma vantagem do cartão de crédito é que ele permite o parcelamento das compras, o que pode ser uma boa alternativa para quem quer comprar um item caro pagando um pouco a cada mês.

O cartão de crédito também pode ser internacional, o que permite a compra tanto em estabelecimentos fora do país durante uma viagem quanto em sites estrangeiros.

 

Cartão pré-pago

É parecido ao cartão de débito, com a diferença que, no lugar de debitar de uma conta bancária, é descontado do valor depositado previamente no cartão. Ou seja, ao usar um cartão pré-pago, você está gastando dinheiro que já carregou no cartão, da mesma forma que opera um celular pré-pago, por exemplo. Para ter esse tipo de cartão, não é necessário ter uma conta bancária, bastando fazer recargas para poder continuar usando. Essa modalidade pode ser uma boa opção para controlar os gastos em viagens ou a mesada dos filhos.

 

 

Cartão de loja

Os cartões de lojas ou supermercados costumam ser um substituto do crediário próprio, com a função de facilitar a cobrança por parte dos comerciantes e garantir o retorno do cliente ao estabelecimento, uma vez que o pagamento é feito direto no caixa da rede. Esses cartões, no geral, só funcionam dentro do estabelecimento que emitiu e podem oferecer vantagens sobre os cartões de crédito, como descontos, facilidade no pagamento e taxa de juros menores.

 

Qual o cartão ideal para você?

Aqui, a principal dica é olhar para o seu dia a dia e entender o seu perfil de consumo. No Agibank, você pode ter crédito e débito em um mesmo cartão e usar conforme sua necessidade. Você pode solicitar o seu cartão direto pelo celular, sem sair de casa e sem complicação. Baixe o aplicativo do Agibank e abra uma conta digital ou acesse agibank.com.br/cartoes