Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Títulos públicos de investimento: o que são?

Você já pensou em emprestar o seu dinheiro para o Governo Federal? É isso mesmo, o investimento em títulos públicos é um tipo de aplicação muito procurada por quem deseja aplicar seu dinheiro de forma segura.

Mas afinal, o que são esses títulos?

Tratam-se de ativos de renda fixa, que captam recursos para financiar projetos públicos do Governo Federal, como melhorias em educação, saúde e infraestrutura, por exemplo. Em resumo, nesse tipo de aplicação, você empresta dinheiro para o governo e depois recebe de volta com juros.

Quem aplica em títulos públicos tem a vantagem de escolher a forma como será remunerado e o prazo, com títulos pré ou pós-fixados de curto, médio ou longo prazo. Isso significa que você pode comprar um título já sabendo quanto receberá ao final do investimento ou um que atualize o valor a ser pago no fim da aplicação através de índices financeiros de inflação ou juros.

Entre as principais vantagens desse tipo de investimento estão a possibilidade de um baixo investimento inicial e a garantia total de crédito, uma vez que é o próprio Estado que controla os principais fatores da economia do País – inclusive a emissão de moeda. Por essas razões, é considerado um investimento financeiro altamente seguro.

Outra opção de investimento muito seguro e com boa rentabilidade são os CDBs. Para saber mais sobre, veja post que fizemos sobre o assunto.