Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Presente de Dia das Mães: é melhor comprar à vista ou parcelado?

Você sabia que o Dia das Mães é considerado a data mais importante do primeiro semestre para o comércio no Brasil? O período que antecede o segundo domingo de maio é certeza de boas vendas para os lojistas. Para muitos consumidores, no entanto, traz uma dúvida: é melhor comprar o presente à vista ou parcelado?

A resposta é que depende. Para tomar a decisão mais acertada, você precisa levar em conta diferentes fatores. Ter consciência da própria situação financeira e analisar com calma as condições de pagamento é o melhor caminho para descobrir o que irá funcionar no seu caso.

 

Quando é vantagem comprar à vista?

Você pode até encontrar opiniões diferentes, mas a maioria dos economistas defende que, tendo dinheiro, é melhor fazer compras à vista. O principal motivo é que, pagando na hora, você não gera dívidas. Isso facilita a organização financeira e permite que você guarde dinheiro para situações de emergência. Outra vantagem desse tipo de pagamento é que ele faz você pensar duas vezes antes de gastar. Assim é mais fácil evitar compras desnecessárias. Além disso, compras à vista geralmente não têm juros, o que é comum no crediário. Em muitos casos, inclusive, você pode conseguir um desconto por estar pagando em dinheiro. Ou seja, vai adquirir o mesmo produto, só que mais barato. Sem dúvida, será um orgulho para sua mãe.

 

Quais as desvantagens de pagar na hora?

Mas é claro que nem sempre é possível adquirir produtos à vista. Em primeiro lugar, porque, em tempos de crise, as contas consomem um bom pedaço do orçamento. Dessa forma, sobra pouco dinheiro para gastar. Se esse é o seu caso, você pode ter mais dificuldade para comprar à vista. Portanto, pense bem. Se isso vai deixar você sem dinheiro antes do fim do mês, não vale a pena. Esse tipo aperto é mais comum no caso de compras maiores, como um eletrodoméstico caro, uma reforma em casa ou uma viagem de férias. Nessas situações, planeje-se para juntar dinheiro antes de fechar negócio. Assim, não irá comprometer suas finanças.

 

Quando vale a pena comprar parcelado?

Outra opção quando você não tem dinheiro para pagar à vista é parcelar. A principal vantagem é que você irá gastar menos no ato da compra, já que irá dividir o valor total em várias parcelas. Se você tem pouco dinheiro, mas é organizado, pode se beneficiar dessa forma de pagamento em determinadas situações. Algumas lojas, por exemplo, oferecem opções de parcelamento sem juros. Ou seja, você pode diluir o valor da compra sem pagar mais por isso. O pagamento a prazo também pode ser útil para compras emergenciais, já que é mais fácil lidar com uma despesa não planejada sabendo que terá mais tempo para pagar. Mas Dia das Mães tem todo ano, né? Tente se programar com antecedência.

 

Por que não comprar a prazo?

As compras a prazo são muito populares no Brasil. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) indica que quase 80% dos consumidores brasileiros parcelam as compras. O que nem todos sabem é que esse tipo de pagamento nem sempre é vantajoso. A principal desvantagem é que as compras parceladas podem custar mais caro do que à vista. Isso porque a maior parte dos vendedores cobra juros quando você compra a prazo. Nos casos em que não há juros, você pode perder um desconto que só é dado para as compras à vista. Outro ponto é que várias lojas exigem que você faça o cartão ou crediário para poder parcelar sem juros. Quanto mais cartões você tem, mais dívidas você faz e mais complicado fica pagar as contas em dia. Logo, você tem mais chances de se endividar.

 

Afinal, é melhor comprar à vista ou parcelado?

Como você pode ver, em geral, comprar à vista é uma opção mais saudável para as finanças. Isso não quer dizer que não haja momentos em que o parcelamento é uma boa opção. Seja qual for a forma de pagamento que você escolher, tente se planejar, pesquise e nunca compre por impulso. Se ainda assim ficar em dúvida, veja o que você deve colocar na balança:

 

Valor da compra

O valor do produto é importante na hora de decidir como pagar por ele. Tente pagar à vista o que é mais barato e deixar o parcelamento para bens mais caros.

Taxa de juros

Caso você precise parcelar uma compra, pesquise e compare o valor dos juros aplicados pelas lojas. Isso vai ajudar você a escolher a opção com melhor custo-benefício antes de fechar o negócio.

Tempo de parcelamento

Antes de comprar a prazo, avalie o impacto dessa conta nas suas despesas. Pense que não ter parcelamentos permite que você junte mais dinheiro para investir em um sonho.

Posso esperar?

Crie o hábito de economizar dinheiro para suas compras futuras. Um pouco de planejamento pode ajudar a ter mais tranquilidade e chegar à loja em condições de negociar um desconto.