Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Restituição do IR: governo vai pagar primeiro lote nesta segunda-feira

Último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda, 31 de maio também é a data do pagamento do primeiro lote das restituições em 2021. Ou seja, parte das pessoas que já entregaram declaração vão receber o valor total da restituição do IR na conta que informaram ao governo.

E não é tão pouca gente assim. Mais de 3,4 milhões pessoas devem ser beneficiadas na primeira leva. Serão mais de R$ 6 bilhões em pagamentos. Sim, é dinheiro para caramba. E é só o começo.

Essa é a primeira das cinco datas que o governo determinou para restituir os contribuintes neste ano. Veja quais são as próximas:

2º lote: 30 de junho

3º lote: 30 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro

Quem vai receber o primeiro lote da restituição do IR

Mas, afinal, quem vai receber primeiro? Pelo calendário do governo, é quem tem prioridade legal, como idosos e pessoas com deficiência. Veja todos os grupos:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave – como Parkinson;
  • Contribuintes que tenham o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, parte do valor vai ser distribuído entre 263.914?contribuintes que entregaram declarações de anos anteriores até 28 de fevereiro de 2021. Nesse caso, eles não precisam se encaixar em nenhum desses grupos.

E tem mais: quem se adiantou na hora de entregar a declaração também pode receber a restituição mais cedo. Mas, como saber se você é um dos que se deram bem? A gente explica em seguida.

Como descobrir se você vai receber a restituição agora

Se você entregou a declaração no começo do prazo, pode ser que tenha entrado no primeiro lote da restituição. Para descobrir, é só acessar a página da Receita Federal, clicando neste link. Vai aparecer essa tela:

Você deve informar seu número de CPF, data de nascimento, e digitar os caracteres que aparecerem embaixo. Depois, basta clicar em “Avançar”. Fácil, né?

Mas esse não é o único jeito de consultar. Você também pode fazer isso através do aplicativo Meu Imposto de Renda. O app está disponível na Play Store (aparelhos Android) e na Apple Store (aparelhos iOS), e é grátis. Depois de baixar, é só fazer login e ir em “Consulta Restituição”.