Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Por que o Grupo de Pix de 1 Real é uma cilada e você deve fugir dele

Se você ainda não ouviu falar, é possível que, em algum momento, seja convidado a entrar em um Grupo de PIX de 1 Real no WhatsApp. Fique longe dele: esse tipo de grupo funciona como uma pirâmide financeira, ou seja, é um golpe que faz muita gente perder dinheiro.

Mas como assim? Tem gente usando redes sociais e aplicativos de mensagem para divulgar grupos desse tipo, com a promessa de dinheiro fácil. Por aí, já dá para desconfiar.

Como funciona o Grupo de Pix de 1 Real

Para entrar no esquema, você tem que fazer um PIX de um valor baixo, tipo R$ 1, para a pessoa que criou o grupo. Aí ela coloca você como administrador, e você pode recrutar outras pessoas, que vão fazer um PIX para a sua conta.

O problema é que esse ciclo só se repete até esgotarem as vagas do grupo. No caso do WhatsApp, por exemplo, isso acontece quando ele atinge 256 pessoas. Ou seja, os últimos a entrarem saem no prejuízo, já que não podem adicionar mais ninguém.

Grupo de Pix de 1 Real é pirâmide?

Talvez você já tenha ouvido falar em outros esquemas parecidos com o Grupo de PIX de 1 Real. É que ele é um tipo de golpe de pirâmide.

Esse esquema recebeu esse nome pelo jeito como funciona. É que muitas pessoas ocupam a base, que é quem não ganha nada ou perde dinheiro, e sustenta quem está no topo, as pessoas que começaram a pirâmide.

Para que algumas pessoas se deem bem, muitas outras têm que recrutar novos membros para o grupo. Só que chega uma hora em que o número de pessoas fica tão grande que o esquema quebra. E aí muita gente acaba no prejuízo. Deu para ver que é cilada, né?

O que fazer se você caiu no esquema

As pirâmides financeiras são crime no Brasil. É por isso que o Banco Central já está de olho no Grupo de PIX de 1 Real.

Ou seja, se você cair em um esquema desse tipo, pode e deve denunciar para a polícia. Assim você ajuda a parar o esquema e impedir que mais pessoa sejam enganadas.

Além disso, quem cria a pirâmide pode ter de pagar uma multa e até ser preso.

Quer saber mais sobre como usar o Pix de um jeito seguro? A gente explica tudo. É só clicar neste link.