Post Anterior
Por que o Grupo de Pix de 1 Real é uma cilada e você deve fugir dele
O governo avisou: com a falta de chuva em vários estados, a conta de luz vai ficar mais cara em junho. A entrada da bandeira vermelha 2 acrescentou R$ 6,24 para cada 100kWh que você consome.
Isso acontece porque, em períodos de seca, as usinas hidrelétricas produzem menos energia. E o aumento de preço serve para forçar os consumidores a gastarem menos.
Ou seja, nessas horas, é ainda mais importante não desperdiçar. Mas, como economizar na conta de luz durante a bandeira vermelha? A seguir vamos mostrar algumas dicas práticas.
Em cômodos com luz natural, evite acender lâmpadas durante o dia. Se precisar ler ou escrever, tente ficar perto de uma janela, ou em uma área aberta da casa.
Outra dica para ajudar a manter a casa iluminada é pintar as paredes com cores claras. Se mesmo assim precisar acender a luz, desligue assim que sair do espaço.
Outro ponto importante para gastar menos com a luz é optar por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Elas são mais econômicas do que as comuns.
Para você ter ideia, uma fluorescente de 40 watts dura dez vezes mais que uma incandescente de 150 watts. Além disso, ela ilumina melhor.
As de LED também são mais econômicas e duram bem mais do que as comuns. E ainda por cima geram menos calor no ambiente.
Uma dica fundamental para conseguir economizar energia elétrica é usar os eletrodomésticos com sabedoria. Mas como?
Em primeiro lugar, evite deixar equipamentos ligados na tomada quando eles não estão em uso. Cada um, no entanto, exige um cuidado diferente. Veja o jeito mais econômico de lidar com eles:
Em todos os casos, evite usar extensões e benjamins, que desperdiçam energia. Além disso, lembre-se de manter em dia a manutenção dos aparelhos. Equipamentos antigos ou com defeito rendem menos, e consomem mais energia.