Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Como gastar menos água? Veja oito dicas práticas

Gastar menos água nunca foi tão importante no Brasil. Nos últimos meses, o país enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. O problema é tão sério que o governo federal criou um grupo envolvendo seis ministros para cuidar do assunto. Eles irão decidir se será preciso fazer racionamento de água para não faltar energia elétrica, por exemplo.

Mas, antes disso, a falta de chuvas já estava pesando no bolso dos brasileiros. Em junho, a conta de luz ficou mais cara, e pode subir ainda mais. Isso porque a seca afeta diretamente a capacidade de produção das usinas hidrelétricas. A gente fez um texto explicando tudo e dando dicas para economizar energia elétrica, que você pode acessar clicando neste link.

Agora também é muito importante gastar menos água. Por isso, vamos listar algumas dicas para ajudar você a contribuir com o planeta e, ainda por cima, aproveitar melhor esse recurso tão precioso.

Por que economizar água

Talvez você esteja se perguntando por que diminuir o consumo de água só agora. Mas esse é um assunto com que todos deviam estar preocupados há mais tempo.

Isso porque a água é um recurso finito, ou seja, pode acabar. Sendo assim, a poluição e o desperdício só pioram uma situação que vai ficar mais grave no futuro.

Para que o problema não piore, cada um deve tomar consciência do seu papel como consumidor, evitando o desperdício.

Como gastar menos água

Como já explicamos, o primeiro passo para conseguir economizar água é usar esse recurso de forma racional. Ou seja, pensar bem antes de abrir a torneira. Veja oito dicas práticas:

1. Tome banhos mais curtos

Um chuveiro pode gastar de seis até 60 litros de água por minuto. É muita coisa, né? Tanto para economizar água quanto energia elétrica, tome banho mais curtos, de até oito minutos.

2. Feche a torneira quando não estiver usando

Ao lavar a louça ou escovar os dentes, feche a torneira enquanto você não estiver usando. No caso da louça, ensaboe tudo primeiro e enxágue de uma vez só em vez de ficar abrindo e fechando a torneira.

3. Reaproveite água

Tanto a água do banho como a da máquina de lavar podem ser reutilizadas. Elas podem servir para lavar a calçada ou o carro, por exemplo, ou para dar a descarga.

4. Conserte os vazamentos

Preste atenção em vazamentos e conserte-os assim que possível. Além de economizar água, isso evita que você tenha que passar por uma reforma maior por causa de uma infiltração.

5. Use a descarga adequadamente

Pense que, quanto mais tempo você pressiona o botão de descarga do vaso sanitário, mais água está gastando. Use-a apenas quando tiver necessidade e nunca jogue lixo no vaso sanitário.

6. Junte várias roupas antes de ligar a máquina

Deixe para usar a máquina de lavar roupas apenas quando estiver cheia. Assim você evita o desperdício de água nas lavagens.

7. Aposente a mangueira

Para lavar o carro, use baldes com água e panos úmidos. A mesma coisa vale para as plantas: prefira o regador em vez da mangueira. Já a calçada você pode limpar apenas com uma vassoura. Se precisar lavar, utilize um balde com água de reuso.

8. Fique de olho na caixa d’água

Para evitar que a água evapore, mantenha a caixa d’água sempre fechada. Ao encher, cuide para que não transborde.