Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

Comprar online é seguro? Veja sete dicas para evitar problemas

Com a chegada da pandemia, poucas coisas se tornaram tão comuns quanto comprar online. De roupas a comida de cachorro, dá para achar de tudo na internet.

Mas, se hoje é difícil encontrar alguém que não tenha adquirido pelo menos um produto assim, é cada vez mais fácil encontrar pessoas que fazem maus negócios online. Isso porque, com mais gente comprando, também apareceu mais gente querendo se aproveitar de quem ainda não sabe como se proteger de golpes.

Assim, fica difícil não se perguntar se é seguro fazer compras pela internet. A resposta é que depende dos cuidados que você toma antes de pagar um boleto, fazer um Pix ou digitar o número do seu cartão. Nesse texto, vamos ajudar você a evitar problemas.

Como descobrir se um site é seguro para compras?

O melhor jeito de não entrar em roubadas comprando pela internet é tentar conhecer bem o lugar onde você quer comprar. A boa notícia é que vários fatores podem ajudar você a descobrir se um site é seguro.

Nem todo mundo, no entanto, sabe por onde começar. A Proteste, associação que atua em defesa dos direitos do consumidor, fez uma lista com sete dicas para comprar online sem se incomodar. Veja todas:

1. Observe se o site traz informações básicas

Antes de qualquer coisa, veja se o site traz informações básicas, como telefone, endereço, CNPJ e páginas em redes sociais. Elas por si só não são garantia, mas um forte indicativo de que a loja existe mesmo.

Além disso, essas informações são importantes se você tiver algum problema com a compra. É através desses canais que você irá contatar a empresa ou acioná-la judicialmente caso seja necessário.

2. Use a internet a seu favor

Uma vantagem que as compras online dão ao consumidor é a chance de saber o que as pessoas falam sobre as lojas e os produtos antes de fechar negócio. Veja os comentários de quem já comprou no site. Leia as avaliações e opiniões sobre o atendimento e os produtos.

Você pode fazer isso de um jeito bem simples: coloque o nome da empresa em um site busca junto com a pergunta “é seguro”? O sistema do Google, por exemplo, mostra uma avaliação nos resultados da pesquisa.

Também é legal visitar os perfis da empresa nas redes sociais e ler os comentários de que quem já comprou. Assim, você pode evitar passar por problemas que outras pessoas tiveram.

3. Informe-se sobre a reputação da loja antes de comprar online

Para ajudar você a fazer uma boa escolha, vários órgãos de defesa do consumidor têm recursos que avaliam se uma marca é confiável ou não.

A Proteste, por exemplo, publica uma lista de reclamações públicas feitas na sua plataforma, a Reclame. Você pode buscar o nome da empresa e ver qual é a reputação dela antes de comprar.

Outro jeito de verificar a reputação de uma loja é através dos Procons. Eles têm uma relação de sites para o consumidor evitar. Por fim, o site www.consumidor.gov.br , do governo federal, mostra reclamações dos consumidores e as respostas das empresas.

4. Procure indicadores de segurança

Dá para ver se um site é seguro ou não pelo seu endereço eletrônico. Veja, por exemplo, se o site começa com "https". O "s" no fim indica que ele é seguro. É o mesmo significado do cadeado pequeno que aparece ao lado do endereço eletrônico. Como na imagem abaixo:

Esse é um indicativo de que o site é seguro e seus dados estão protegidos.

Além disso, sites seguros podem ter selos de qualidade. Alguns deixam isso no fim da página principal. Esse também é um sinal de segurança para comprar online.

Por fim, veja se o antivírus do computador identifica algum problema no site. Se houver algum alerta de perigo, é melhor não seguir com a compra.

5. Quando comprar online, evite equipamentos e internet compartilhados

Evite fazer compras online em computadores e celulares que outras pessoas usam. Assim você corre o risco de que alguém acesse os seus dados ou faça movimentações sem a sua autorização.

Nesse caso, o mais seguro é usar seus equipamentos pessoais. Isso também vale para a internet: locais como lan houses, com internet pública ou compartilhada estão mais expostos a ações de criminosos. Por isso, evite fazer compras usando a rede desses lugares.

6. Desconfie de ofertas boas demais

Existem datas conhecidas para as lojas fazerem grandes promoções, como o Dia do Consumidor, em março, e a Black Friday, em novembro. Nesses casos e em outros, desconfie das ofertas que parecem boas demais para serem verdade. Podem ser golpe, principalmente se estiverem em um site que não é confiável.

Não acredite em descontos altíssimos ou em produtos que estão com um preço muito abaixo do normal. Uma forma de verificar isso é pesquisar a mesma mercadoria em outras lojas.

Da mesma forma, observe se o produto que está mais barato é como você quer. Muitas vezes, as lojas dão descontos maiores para coisas que estavam no mostruário, por exemplo, ou para mercadorias com pequenos defeitos.

7. Registre o processo de compra

Sempre que possível, fotografe ou capture o seu processo de compra. Faça isso tanto com a oferta quanto com as telas que mostram as etapas da sua compra no site.

Esses registros podem ser úteis caso você tenha que reclamar. Também ajudam você a comprovar se o produto que recebeu é o mesmo que comprou.

Além disso, preste atenção nos e-mails que a loja envia durante o processo e depois da compra. Essas mensagens devem informar tudo o que você tem que saber sobre o produto.

Sites de ofertas são seguros para comprar online?

Com o aumento das compras pela internet, vários sites passaram a reunir ofertas de lojas online num mesmo lugar. Alguns oferecem cupons de desconto ou cashback, que é quando você recebe uma parte do valor da compra de volta. A gente explicou tudo sobre isso aqui no blog, e você pode acessar clicando aqui.

Para saber se esses sites são seguros, vale seguir as dicas que listamos nesse texto. Mas você também pode comprar online direto no Agi Compras.

O site reúne mais de 300 lojas e oferece cashback em todas as compras. Bom demais, né? Tudo isso em um ambiente seguro para você comprar com tranquilidade. Quer saber mais sobre o Agi Compras? É só acessar este link: bit.ly/comocomprarnoagi