Post Anterior
Comprar online é seguro? Veja sete dicas para evitar problemas
Você já recebeu ofertas ou clicou em um anúncio para regularizar CPF? Pois saiba que isso pode ser golpe. Tem gente usando isso para furtar dados e tirar dinheiro das pessoas.
Quem percebeu isso foi a Receita Federal, que publicou um alerta sobre o risco de ofertas desse tipo. Isso aconteceu porque muita gente procurou o órgão dizendo que foi vítima de um esquema de fraude. Vamos explicar tudo para você, é só seguir no texto.
Recentemente, a Receita Federal viu aumentarem as reclamações sobre um suposto esquema de fraude com anúncios nos sites de busca. Essas ofertas apareceram quando as vítimas pesquisaram por “regularizar CPF” na plataforma.
O problema é que vários dos anúncios que apareciam nos resultados da busca eram de empresas que não são confiáveis. Elas prometiam regularizar o CPF em troca de dinheiro, mas, além de não realizarem o serviço, furtavam os dados da vítima. Ou seja, davam prejuízo em dobro.
Segundo a Receita Federal, essas empresas pedem que a pessoa faça um cadastro, informando dados pessoais. Depois, emitem um boleto ou indicam uma conta para que a vítima faça uma transferência bancária.
Algumas prometem, ainda, resposta de contadores “com acesso ao sistema da Receita Federal”.? Mas é tudo mentira. Além disso, o órgão não cobra nada para regularizar o CPF das pessoas.
Para regularizar o CPF, é só entrar no site da Receita e?selecionar?a opção?“Meu CPF”, como na imagem abaixo. Lá você encontra orientações de como corrigir a sua situação cadastral, que varia dependendo da irregularidade encontrada no sistema.
Pode ser só um problema de cadastro fácil de resolver. Mas o CPF também fica irregular quando você não entrega a declaração do Imposto de Renda, por exemplo.
Se você achar melhor, pode ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal na sua cidade. Nos dois casos, a regularização do CPF é gratuita.
A Receita Federal já denunciou os anúncios fraudulentos ao Google e alertou as autoridades competentes sobre o assunto. A recomendação é que as vítimas denunciem o golpe também.
Mas como evitar cair em esquemas assim? Uma dica é sempre tentar buscar informações nas fontes oficiais. Nesse caso, a melhor é a página da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal