Post Anterior
Chatbots: o que são e como eles podem ajudar o seu negócio
Quem quer fazer um empréstimo consignado com certeza vai ouvir falar da margem consignável. Esse é o nome oficial do valor máximo que pode ser descontado do salário para pagar as parcelas do empréstimo.
Mas como isso funciona? O Banco Central determina um valor que ele considera seguro para você não ficar ainda mais apertado de dinheiro depois de pagar o empréstimo. Isso porque o consignado é aquele que tem desconto automático na folha de pagamento, lembra? Esse é um jeito de manter o controle da dívida.
Atualmente, o valor da margem consignável é de até 35% para pagar as parcelas do empréstimo e 5% para pagar o cartão de crédito consignado. Ou seja, a pessoa pode comprometer até 40% do seu salário com esse tipo de serviço.
Mas isso é só até o fim de 2021, já que o governo aumentou esse valor por causa da pandemia. Depois, deve voltar ao que era antes: 30% para o empréstimo e 5% para o cartão, ou seja, 35%. Para quem já contratou um empréstimo, não muda nada.
Agora que você já sabe o que é a margem consignável, vamos ensinar você a calcular esse limite. É simples, mas você vai precisar de uma calculadora. Veja a fórmula:
Salário líquido (depois dos descontos) x 0,40
Quer um exemplo? Se você recebe R$ 2.000, o valor da sua margem é 2.000 x 0,40. Ou seja, o valor máximo do seu salário que você pode usar para pagar o empréstimo mais o cartão consignado é R$ 800.
Como o consignado é um empréstimo com garantia de pagamento, ele geralmente tem taxas mais em conta do que os empréstimos pessoais. Só que nem todo mundo tem acesso a ele. Veja quem pode contratar esse tipo de crédito:
Em primeiro lugar, lembre-se de que o empréstimo nunca deve ser a primeira opção para acabar com as suas dívidas. A gente fez um texto aqui para ajudar você a colocar as contas em dia e se planejar melhor, que você pode ler clicando aqui.
Se você está em dúvida se precisa ou não de um empréstimo, também podemos ajudar. Em outro texto aqui do blogo, a gente explicou quando vale a pena buscar crédito. Está neste link.
Caso você chegue à conclusão de que precisa mesmo de um empréstimo, deve procurar uma instituição financeira que ofereça essa opção. O ideal, se você puder, é comparar algumas opções antes de decidir.
No Agibank, o empréstimo consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS. Para contratar, você pode procurar uma das mais de 800 lojas espalhadas pelo Brasil ou fazer isso pelo celular, sem sair de casa. É o que a gente chama de consignado digital.
Se você quiser fazer o consignado digital, é só acessar a página que nós preparamos especialmente para esse tipo de empréstimo. Depois de se cadastrar, basta seguir o passo a passo para enviar sua solicitação.
O banco avalia e responde o seu pedido em poucos dias. Muito prático, né? Para saber mais, é só clicar neste link.