Blog Agibank
Pra você ficar bem informado agora.

Insights sobre tecnologia, inovação e finanças.

WhatsApp clonado? Saiba o que fazer para evitar problemas

Ter o WhatsApp clonado está cada vez mais comum, e pode causar dor de cabeça não só ao dono da conta. Isso porque golpistas andam usando o aplicativo de mensagens para pedir dinheiro em nome de outra pessoa.

Ou seja, seus contatos também podem ser prejudicados caso clonem seu WhatsApp. Nesse texto, vamos explicar como isso funciona, como se prevenir e o que fazer se isso acontecer com você.

Como o WhatsApp é clonado?

Os usuários dizem que o WhatsApp foi clonado quando alguém acessa a conta de uma pessoa sem autorização de outro dispositivo. Geralmente o golpista faz isso para ter acesso à lista de contatos e tentar pedir dinheiro em nome do dono da conta.

Isso pode ser feito de dois jeitos. Um deles é usar aplicativos que clonam o WhatsApp através da leitura de um QR Code, que é mais ou menos como se a pessoa fosse fazer login no WhatsApp Web. Nesse caso, o golpista precisa ter o celular da vítima em mãos.

A outra forma é a partir de um código de verificação. Aí geralmente os criminosos entram em contato com a vítima se passando por algum site em que a pessoa esteja cadastrada e pedem uma confirmação de identidade através de um código enviado por SMS. Com esse número, os golpistas conseguem ativar o WhatsApp em outro dispositivo.

Como saber se o WhatsApp foi clonado

O WhatsApp não permite acessar uma conta em dois celulares ao mesmo tempo. Ou seja, caso algum golpista consiga acessar seu WhatsApp, você perderá o acesso. Se isso acontecer, o aplicativo vai mostrar uma mensagem informando que você não pode entrar na conta porque ela está ativa em outro aparelho.

Outro jeito de descobrir é por meio do WhatsApp Web, que é a versão do aplicativo para computadores. Quando alguém acessa a conta assim, o celular exibe a mensagem: “WhatsApp Web está ativo no momento”.

Nesse caso, faça o seguinte:

  • Com o WhatsApp aberto, toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
  • Selecione “WhatsApp Web”;
  • Toque em “Desconectar de todos os aparelhos”.

O que fazer se o WhatsApp for clonado

Caso você tenha o WhatsApp clonado, a primeira coisa a fazer é avisar o maior número de pessoas. Lembre-se que os golpistas podem usar o seu nome para pedir dinheiro aos seus amigos e familiares.

Um jeito mais rápido de alertar seus contatos é pedir que compartilhem a informação nos grupos que você participa. Assim, mais gente fica sabendo ao mesmo tempo.

Outra forma é postar nas redes sociais avisando que sua conta foi roubada. Se você achar melhor, pode fazer as duas coisas.

Já quanto as suas mensagens, não precisa se preocupar. Isso porque as mensagens do WhatsApp ficam salvas no aparelho, não no número. Ou seja, mesmo que o golpista acesse sua conta, ele não vai conseguir ler as mensagens que você trocou antes de o app ser clonado.

Como recuperar a conta do WhatsApp

Depois de avisar aos seus contatos do problema, você pode recuperar sua conta. Siga os seguintes passos:

Entre no WhatsApp com seu número de telefone; Confirme o número com o código de seis dígitos que você vai receber por SMS. Se usar iPhone, as chaves do iCloud estiverem ativadas e você já tiver confirmado esse número antes, a confirmação pode ser automática;

Quando você inserir o código de seis dígitos, sua conta será desconectada automaticamente de outros dispositivos. Ou seja, você terá seu WhatsApp de volta.

Como se prevenir de golpes no WhatsApp

Você pode se prevenir de golpes no WhatsApp tomando alguns cuidados. O primeiro deles é nunca compartilhar seu código de confirmação com ninguém, nem mesmo com amigos ou familiares. Veja outras precauções:

  • Defina uma senha para seu aparelho.
  • Ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para que você possa redefinir seu PIN caso o esqueça.

Como ativar a confirmação em duas etapas

Um jeito de manter o seu WhatsApp duplamente protegido é ativar a confirmação em duas etapas. Para fazer isso, siga esses passos:

  • Com o WhatsApp aberto, vá em “Ajustes” e depois em “Conta”;
  • Selecione “Confirmação em duas etapas”;
  • Defina uma senha.

Preste atenção: se você receber um e-mail para redefinir seu PIN da confirmação em duas etapas que não foi você quem solicitou, não clique no link. Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.

Quer saber mais sobre como se prevenir de golpes online? A gente fez um texto explicando os principais. Para acessar, é só clicar aqui .