Causas Sociais

Se é pra fazer a diferença na vida das pessoas, tem que ser agora. A gente sente o maior orgulho de contribuir ativamente com o desenvolvimento de instituições voltadas à saúde, educação, esportes, melhor idade e crianças. Aqui embaixo, apresentamos esses projetos. Quem sabe você não sente vontade de participar também?

Veja nossa política de sustentabilidade Relatório de Sustentabilidade
Logo do social

Projeto Pescar

A história do Projeto Pescar inicia em 1976, quando o empresário Geraldo Linck (1927-1998) presenciou a cena de um menino assaltando um idoso e, chocado ao ver a agilidade e o vigor do jovem contra a fragilidade da vítima, resolveu fazer algo para mudar aquela situação de violência. Linck abriu as portas da sua empresa para que 15 jovens em vulnerabilidade social aprendessem uma profissão. Ele montou uma sala e ministrou um curso de Mecânica Automotiva para jovens selecionados nas comunidades do entorno da Linck S. A. Estava criada a primeira Unidade Projeto Pescar, na época “Escola Técnica Linck”. Os resultados alcançados com as primeiras turmas chamaram a atenção de organizações socialmente responsáveis e, em 1988, o Projeto Pescar passou a ser implantado em outras empresas.

Acesse o site
palaciodocomercio

Palácio do Comércio

O Palácio do Comércio é um prédio histórico de Porto Alegre, sendo um dos mais importantes exemplares da arquitetura art déco na cidade. O prédio foi erguido a partir de 12 de outubro de 1937, quando lançou-se a pedra fundamental, para ser a sede da Associação Comercial de Porto Alegre, sendo inaugurado em 14 de novembro de 1940 com a presença do presidente Getúlio Vargas. O projeto foi de Joseph Franz Seraph Lutzenberger, que desenhou um bloco monolítico com oito andares mais um mezanino, com decoração externa de grande austeridade incorporada à estrutura funcional. O projeto original incluía quatro elevadores - um luxo para a época - e o primeiro sistema de ar-condicionado central instalado no estado do Rio Grande do Sul.

Acesse o site
acm

ACM

A Associação Cristã de Moços do Rio Grande dos Sul foi fundada há mais de 110 anos e é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais, sem fins lucrativos, que congrega pessoas sem distinção de raça, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza. Desenvolve seu trabalho nas áreas de esportes, lazer, ensino, desenvolvimento social, liderança e voluntariado, sempre de forma a gerar e multiplicar recursos para que milhares de pessoas possam ter acesso digno a oportunidades.

Acesse o site
olgakos

Instituto Olga Kós

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kós de Inclusão Cultural (IOK) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. O principal objetivo do Instituto é a inclusão social e cultural de pessoas com deficiência intelectual. Para atingir esse objetivo, o IOK desenvolve projetos de artes e esportes.

Acesse o site
educandario

Educandário São João Batista

É uma instituição filantrópica criada em 1939 pela Drª Déa Coufal em Porto Alegre (RS) para atender crianças portadoras de poliomielite. Hoje atende gratuitamente a crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas.

Acesse o site
santa casa

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, certificada como Hospital de Ensino. Possui utilidade pública municipal, estadual e federal, sendo constituída por sete unidades hospitalares reunidas num só local. Conveniada com o Sistema Único de Saúde, é uma das maiores prestadoras de serviços ao SUS em todo o país, com abrangência assistencial em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Acesse o site
pequeno principe

Hospital Pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, sendo o maior do Brasil exclusivamente pediátrico com foco para o atendimento de casos de alta e média complexidade, em 32 especialidades. A instituição tem uma história de 95 anos dedicados à saúde. Atualmente, conta com três unidades: o Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Destina cerca de 70% da capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). Realiza aproximadamente 314 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 24 mil internações e 19 mil cirurgias. Com cuidado humanizado e integral, presta suporte a quase 17 mil familiares para acompanharem seus filhos durante a internação.

Acesse o site
doutores da alegra

Doutores da Alegria

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, há 24 anos, promove as relações humanas e qualifica a experiência de internação em hospitais por meio da visita contínua de palhaços profissionais especialmente treinados em São Paulo e no Recife. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a ONG foi inspirada no trabalho do Clown Care Unit, criada por Michael Christensen, diretor do Big Apple Circus de Nova York. A ONG já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações.

Acesse o site
AACD

AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente

Em 1950, nasceu a AACD, uma iniciativa do Dr. Renato da Costa Bomfim que, inspirado na evolução tecnológica de centros de reabilitação no exterior, criou uma estrutura semelhante no Brasil. São desenvolvidas diversas atividades, como: reabilitação física, projetos de capacitação profissional, programas de sustento para pessoas com deficiência física e seus familiares, atividade para inserção no esporte paralímpico, além do empenho da entidade em buscar a plena integração social dos seus pacientes.

Acesse o site
instituto do cancer infantil

Instituto do Câncer Infantil do RS

Em 1991, o médico oncologista pediátrico Algemir Brunetto e o jornalista Lauro Quadros sonharam em criar um lugar que transformasse esperança em cura e chance em realidade. Assim nascia o ICI-RS. O Instituto do Câncer Infantil do RS possui uma estrutura e serviços que são referência para a assistência de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. O Projeto Coragem para Sorrir prevê a capacitação de cirurgiões-dentistas para o atendimento odontológico de pacientes oncológicos pediátricos e conscientização de pais e pacientes.

Acesse o site
Hospital Angelina Caron

Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron foi fundado no dia 08 de outubro de 1982 como fruto da visão empreendedora de seu pioneiro, Darvil José Caron, passos seguidos mais tarde por seus dois filhos médicos Marco Antonio Caron e Pedro Ernesto Caron. O nome da instituição reverencia a memória de D. Angelina Caron, mãe do fundador do hospital, pessoa dedicada à ajuda do próximo e às obras sociais. O ideal acalentado pelos seus pioneiros e que até hoje norteia a atuação da Sociedade Hospitalar Angelina Caron é o de contribuir efetivamente com a saúde e bem-estar da população, de modo a promover a qualidade de vida. Seus princípios e valores estão firmemente alicerçados na ética médica, na valorização e respeito ao ser humano e na sustentabilidade. Seu grande diferencial é o atendimento humanizado com qualidade e credibilidade.

Acesse o site
Hospital de Barretos

Hospital de Barretos

Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação. O projeto tem como objetivo oferecer suporte, acolhimento emocional, escuta ativa, orientações e informações, visando manutenção da qualidade de vida e diminuição do estresse institucional dos acompanhantes dos pacientes idosos internados na unidade de cuidados paliativos (Hospital São Judas Tadeu).

Acesse o site
Asilo Padre Cacique

Asilo Padre Cacique

Fundado em 19 de junho de 1898 pelo padre baiano Joaquim Cacique de Barros, o Asilo Padre Cacique é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Com o passar do tempo, o asilo foi se adequando às legislações da Política Nacional do Idoso, definindo sua atuação junto a pessoas com idade superior a 60 anos. Atualmente, abriga 150 idosos em Porto Alegre (RS), entre homens e mulheres. Em torno de 40% dos asilados na instituição não têm nenhum vínculo familiar e, por essa razão, dependem ainda mais de uma relação afetiva com os funcionários e os voluntários do Asilo Padre Cacique.

Acesse o site
Porto Verão Alegre

Porto Verão Alegre

O Porto Verão Alegre, idealizado pelos atores e diretores Zé Victor Castiel e Rogerio Beretta, é um projeto que tem como objetivo a popularização das artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul. Sempre realizado no período de férias escolares e de alta temporada de verão, proporciona uma opção cultural e de lazer para a população que permanece na região metropolitana. O projeto acontece por meio de patrocínios, leis de incentivo, responsabilidade social empresarial e marketing cultural.

Acesse o site
Fundação São Paulo

Fundação São Paulo

A Fundação São Paulo é mantenedora da Pontifícia Universidade Católica e tem como projeto incentivado “Saúde da população com deficiência no território da freguesia do Ó de Brasilandia/SP: diálogo com serviços e os significados atribuídos pela população ao acesso com cuidados com saúde. Esse projeto tem como objetivo diagnóstico, avaliação de oferta e serviço com objetivo de subsidiar o planejamento, gestão de trabalho e formação de profissionais do serviço da área de vulnerabilidade social.

Acesse o site
Fundação Iberê Camargo

Fundação Iberê Camargo

Com o objetivo de preservar e divulgar a obra de Iberê Camargo, a Fundação foi criada em outubro de 1995, pouco mais de um ano após o falecimento do artista. Além de aproximar o público desse que foi um dos grandes nomes da arte brasileira no século XX, a Fundação procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea. Foi uma iniciativa idealizada por Maria Coussirat Camargo, viúva de Iberê, que doou integralmente as obras colecionadas ao longo dos mais de 50 anos do seu casamento. Mais da metade de toda a produção deixada por Iberê Camargo (cerca de 7 mil peças) faz parte, hoje, do acervo da instituição.

Acesse o site
Casa do Artista Riograndense

Casa do Artista Riograndense

A Casa do Artista Riograndense é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que funciona como retiro destinado a artistas necessitados, impossibilitados pela idade ou por motivo grave de prover o próprio sustento, dando-lhes abrigo, alimentação e condições dignas de sobrevivência, dentro das possibilidades da entidade.

Acesse o site
Sogipa

Sogipa

A Sociedade Ginástica Porto Alegre é uma instituição que incentiva e desenvolve atletas em diversas modalidades esportivas. Suas dependências recebem campeonatos estudantis e também são utilizadas por seus inúmeros associados. Além disso, há espaço para eventos sociais como casamentos e formaturas.

Acesse o site
Up Night Run

Up Night Run

Uma corrida noturna positiva, animada e cheia de energia, onde são trabalhadas ações para colocar o público em movimento, gerando cuidados com a saúde e mais felicidade, também inspirando os jovens a entrarem em contato com a prática esportiva.

Acesse o site
Urece - Esporte e Cultura

Urece - Esporte e Cultura

Situada no Rio de Janeiro, a Urece – Esporte e Cultura para Cegos é uma associação não governamental e sem fins lucrativos que promove atividades esportivas para pessoas com deficiência visual de todas as idades. Promove a inclusão social através do esporte de alto rendimento, possuindo em suas equipes tanto atletas que lutam por vagas nas seleções nacionais de suas modalidades, quanto pessoas que acabaram de perder a visão e encontram-se em processo de reabilitação. Criada em 2005, é dirigida por e para pessoas com deficiências visuais.

Acesse o site
Logo

Instituto da criança com diabetes

Com o slogam “Aqui se aprende a vencer”, nasceu o Instituto da Criança com Diabetes, entidade privada, sem fins econômicos, para prestar atendimento aos pacientes, através do trinômio Educação em Diabetes, tratamento (com acesso a novas tecnologias) e Assistência Social nas Modalidades Hospital-Dia, Ambulatório e Hot-Line. A sociedade gaúcha, empresas e pessoas físicas vêm participando ativamente do desenvolvimento deste trabalho, desde a construção e equipagem do prédio, com inicio em 2000, até os dias de hoje, através de doações de recursos financeiros, patrocínios e trabalho voluntário.

Acesse o site
Logo

KINDER – Centro de Integração da Criança

Centro de Integração da Criança Especial é uma organização da Sociedade Civil, de Caráter Assistencial, atuante na região Metropolitana de Porto Alegre, que, desde 1988, presta serviços de Educação Especial e Reabilitação para bebês, crianças e jovens deficientes múltiplos, com severidade moderada e grave, em situação de vulnerabilidade social, oportunizando o acesso e inclusão social. Com infraestrutura adequada e equipe qualificada, a instituição atende, atualmente, cerca de 300 assistidos, com idade entre 0 e 24 anos.

Acesse o site
Logo

Fundação Thiago Gonzaga – Vida Urgente

O Vida Urgente possui um conjunto de programas, projetos e ações que visam promover a preservação e valorização da vida, mobilizando a sociedade através de ações educativas e culturais para uma mudança de comportamento que resulte em trânsito mais humano e seguro. O VIDA URGENTE é mais do que uma campanha de trânsito. É um conceito de preservação e valorização da vida.

Acesse o site
Logo

Opus Promoções

A Opus Promoções, consagrada entre público, artistas e produtores pela qualidade e diversidade de sua programação, há quatro décadas de intensa e ininterrupta trajetória, com sede em Porto Alegre, também administra nove importantes casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Teatro Bradesco e Teatro Opus (São Paulo/SP), Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), Teatro Feevale (Novo Hamburgo/RS), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE). 

Acesse o site
Logo

11º Bienal do Mercosul

Sob o título Triângulo do Atlãntico, a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul tem curadoria de Alfons Hug e Paula Borghi e pretende lançar um olhar sobre o triângulo que, há mais de 500 anos, interliga os destinos da América, da África e da Europa. Reunindo cerca de 70 artistas e coletivos de artistas – além de ações pontuais realizadas em Quilombos localizados nas cidades de Porto Alegre e Pelotas –, a exposição acontece de 06 de abril a 03 de junho de 2018 nos espaços do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Praça da Alfândega e Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Acesse o site
Logo

POA Jazz Festival

Consolidado como um dos Festivais de música mais importantes do Brasil, o Porto Alegre Jazz Festival. Sucesso de público e crítica, em 2018 o festival amplia ainda mais suas atividades e aprimora suas qualidades reconhecidas como características marcantes e essenciais. O Poa jazz Festival e aguardando todo ano com grande expectativa por um público que tem se ampliado ano após ano, sem deixar jamais de engajar a comunidade da cidade que tão bem acolheu este evento.

Acesse o site
Logo

Campus Party

A Campus Party acontece no Brasil desde 2008. Atrai anualmente geeks, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que se reúnem para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura, Universo Digital e Empreendedorismo. Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única: neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. É um ecossistema que permite que os frequentadores consigam interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e acompanhar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra-chave, a troca e o aprendizado mútuo.

Acesse o site
Logo

Instituto Tênis

O Instituto Tênis acredita no potencial do tênis brasileiro e investe no sonho e na determinação de jovens talentos para recolocar o Brasil no topo dos rankings mundiais do esporte.

Acesse o site
Logo

Projeto Tênis: Lapidando Cidadãos

O projeto lapidando cidadãos começou em janeiro/2017 em Vacaria/RS com o objetivo principal de transmitir valores às crianças e adolescentes de todas as classes sociais através da pratica do tênis, ajudando na formação dos nossos futuros cidadãos. O projeto atende hoje 230 crianças e adolescentes, com expansão prevista para 300 jovens em 2018. Para todos são oferecidas aulas, uniformes e material gratuito para a pratica do tênis.

Acesse o site